domingo, 8 de agosto de 2021

Psicologia Educacional e Escolar: Dificuldades de Aprendizagem














Os transtornos de aprendizagem ou dificuldades são mais conhecidos na infância, onde devido á baixa concentração de dopamina ou noradrenalina em regiões sinápticas do lobo frontal, leva o individuo a ter a hiperatividade, impulsividade, falta de atenção, ocasionando então sérios problemas no processo de aprendizagem.

Há uma diferença de “dificuldade” e “transtorno” de aprendizagem:

Dificuldade: normalmente é relacionada a fatores externos, como metodologia da escola, professores e influências de colegas.

Transtorno: é interno, seja uma disfunção neurológica, química, fatores hereditários, imaturidade.

Aprendizagem é um processo evolutivo constante construído de diversos fatores. A aquisição, a conexão e a atribuição do significado das coisas é a aprendizagem. Crianças em fase escolar podem apresentar dificuldades em realizar alguma tarefa, essa dificuldade pode surgir por diversos motivos. É importante diferenciar a dificuldade de aprendizagem de um quadro de transtorno de aprendizagem.

"Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estes transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se que são devido à disfunção do sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo vital. Podem existir junto com as dificuldades de aprendizagem, problemas nas condutas de auto-regulação, percepção social e interação social, mas não constituem por si próprias, uma dificuldade de aprendizado.” (National Joint Comittee on Learning Disabilities, 1988)

Normalmente os transtornos são notados no inicio da vida escolar, são uma inabilidade especifica, como leitura, escrita, matemática, raciocínio, fala..., aonde o individuo apresenta resultados significativos abaixo do seu nível de desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.

 

Transtorno de leitura e escrita: Dislexia

O individuo com dislexia apresenta problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, problemas na decodificação e dificuldades na ortografia, dificuldade em aprender o código gráfico. É geralmente detectada na fase de alfabetização. O problema torna-se bem evidente quando o aluno tenta soletrar uma palavra (ver as palavras embaralhadas, escrever de forma embaralhada, com letras trocadas, não esta associado a problemas de visão).

A dislexia não é resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição socioeconômica, problema de visão, baixa escolaridade ou baixa inteligência, é uma condição hereditária, com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Entre os sintomas:

- Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta, com esforço, lê em voz alta, incorretamente e hesitante, adivinha as palavras e tem dificuldades de soletrar.

- Dificuldade de compreender o que é lido, pode ler com precisão, mas não compreende a sequência e a relação, a interferência ou o sentido do que lê.

 

TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

Sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade, mas é necessário que consulte um médico para obter o diagnóstico corretamente. É importante realizar o diagnóstico da criança com profissional capacitado. Pois faz parte da vida e do desenvolvimento da criança brincar, correr, pular, se interessar por algumas coisas ou não. A partir dos anos 80 houve a percepção de que 65% das crianças diagnosticadas continuavam com os sintomas na fase adulta. Os sintomas ocorrem modificações ao longo da vida e diferem muito de pessoa para pessoa. Na adolescência, o risco maior está no uso abusivo do álcool e de outras drogas.

• Não tem cura, mas o tratamento pode ajudar.

• Pode durar anos ou a vida inteira.

• Está presente em 4% das crianças.

• Atrasos são constantes, a pessoa tem a impressão de conseguir fazer várias coisas em 10 minutos, mas acaba se enrolando e se atrasando.

• Afeta meninos e meninas, embora seja mais comum ser identificado em meninos do que em meninas.

• Muitas vezes resolvem problemas de maneiras interessantes ou criativas. Muitas crianças com TDAH têm uma imaginação ativa ou desfrutam de jogos de fantasia.

• Ritalina é o medicamento mais usado. O Brasil é o segundo país que mais consume Ritalina no mundo.

A educação de uma criança constitui-se de seu conhecimento, aprendizado e também de seu caráter, sendo a responsabilidade em educá-la de todos, pais, professores e sociedade em geral. Juntamente a esta responsabilidade incumbida a nós está também a de avaliar quando este processo de alguma forma está ocorrendo erroneamente.

Segundo Jean Piaget toda criança passa pela chamada Psicologia do Desenvolvimento que é o desenvolvimento do conhecimento e de aprendizagem, envolvida ao processo global denominado por ele de Embriogênese. Ou seja, assim como no processo de embriogênese biológica aonde o embrião vem a se tornar o feto e passa por inúmeros e constantes processos de maturação e desenvolvimento que, principalmente passam por etapas crescentes e consequentes, também acontece no processo do conhecimento e aprendizagem. A criança passa por etapas sequenciais, onde cada uma é necessária para o aparecimento da seguinte e suponha a precedente. Assim:

“A embriogênese diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso e ao desenvolvimento das funções mentais. No caso do desenvolvimento do conhecimento nas crianças, a embriogênese só termina na vida adulta. É um processo de desenvolvimento total que devemos re-situar no contexto geral biológico e psicológico. Em outras palavras, o desenvolvimento é um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento.” (PIAGET, 1964)

Desta forma, quando ocorrem dificuldades no desenvolvimento, os responsáveis devem estar atentos e avaliar se esta dificuldade vem a se tornar um problema mais serio, transformando-se em algum transtorno ou distúrbio de aprendizagem da criança. Caso diagnóstico seja positivo para estes é papel fundamental da sociedade, pais e professores agirem da melhor forma para que a criança possa se desenvolver mesmo que com limites, devendo ser tratada. Neste tratamento é inserido o papel do psicólogo e também do pedagogo ou psicopedagogo para que a criança não sofra além do que o transtorno ou distúrbio já lhe causa assim, a possibilidade de diminuir as consequências e lhe trazer uma vida normal.

Também é válido enfatizar que só é considerado transtorno quando a criança e seu círculo familiar passam por sofrimento, ou seja, a criança começa a reprovar na escola, pais podem desenvolver quadros de depressão e preocupação excessiva e a criança tende a ser distanciada de convívios sociais e familiares devido seu comportamento.


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