Os
transtornos de aprendizagem ou dificuldades são mais conhecidos na infância,
onde devido á baixa concentração de dopamina ou noradrenalina em regiões
sinápticas do lobo frontal, leva o individuo a ter a hiperatividade,
impulsividade, falta de atenção, ocasionando então sérios problemas no processo
de aprendizagem.
Há
uma diferença de “dificuldade” e “transtorno” de aprendizagem:
Dificuldade:
normalmente é relacionada a fatores externos, como metodologia da escola,
professores e influências de colegas.
Transtorno:
é interno, seja uma disfunção neurológica, química, fatores hereditários,
imaturidade.
Aprendizagem
é um processo evolutivo constante construído de diversos fatores. A aquisição,
a conexão e a atribuição do significado das coisas é a aprendizagem. Crianças
em fase escolar podem apresentar dificuldades em realizar alguma tarefa, essa
dificuldade pode surgir por diversos motivos. É importante diferenciar a
dificuldade de aprendizagem de um quadro de transtorno de aprendizagem.
"Dificuldade
de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de
transtornos manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso da
escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estes
transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se que são devido à disfunção
do sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo vital. Podem
existir junto com as dificuldades de aprendizagem, problemas nas condutas de
auto-regulação, percepção social e interação social, mas não constituem por si
próprias, uma dificuldade de aprendizado.” (National Joint Comittee on Learning
Disabilities, 1988)
Normalmente
os transtornos são notados no inicio da vida escolar, são uma inabilidade
especifica, como leitura, escrita, matemática, raciocínio, fala..., aonde o
individuo apresenta resultados significativos abaixo do seu nível de
desenvolvimento, escolaridade e capacidade intelectual.
Transtorno de leitura e escrita: Dislexia
O
individuo com dislexia apresenta problemas no reconhecimento preciso ou fluente
de palavras, problemas na decodificação e dificuldades na ortografia,
dificuldade em aprender o código gráfico. É geralmente detectada na fase de
alfabetização. O problema torna-se bem evidente quando o aluno tenta soletrar
uma palavra (ver as palavras embaralhadas, escrever de forma embaralhada, com
letras trocadas, não esta associado a problemas de visão).
A
dislexia não é resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação,
condição socioeconômica, problema de visão, baixa escolaridade ou baixa
inteligência, é uma condição hereditária, com alterações genéticas,
apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Entre
os sintomas:
-
Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta, com esforço, lê em voz alta,
incorretamente e hesitante, adivinha as palavras e tem dificuldades de
soletrar.
-
Dificuldade de compreender o que é lido, pode ler com precisão, mas não
compreende a sequência e a relação, a interferência ou o sentido do que lê.
TDAH – Transtorno do Déficit
de Atenção e Hiperatividade
Sintomas
como desatenção, hiperatividade e impulsividade, mas é necessário que consulte
um médico para obter o diagnóstico corretamente. É importante realizar o
diagnóstico da criança com profissional capacitado. Pois faz parte da vida e do
desenvolvimento da criança brincar, correr, pular, se interessar por algumas
coisas ou não. A partir dos anos 80 houve a percepção de que 65% das crianças
diagnosticadas continuavam com os sintomas na fase adulta. Os sintomas ocorrem
modificações ao longo da vida e diferem muito de pessoa para pessoa. Na
adolescência, o risco maior está no uso abusivo do álcool e de outras drogas.
• Não tem cura, mas o tratamento pode ajudar.
• Pode durar anos ou a vida inteira.
• Está presente em 4% das crianças.
• Atrasos são constantes, a pessoa tem a
impressão de conseguir fazer várias coisas em 10 minutos, mas acaba se
enrolando e se atrasando.
• Afeta meninos e meninas, embora seja mais comum
ser identificado em meninos do que em meninas.
• Muitas vezes resolvem problemas de maneiras
interessantes ou criativas. Muitas crianças com TDAH têm uma imaginação ativa
ou desfrutam de jogos de fantasia.
• Ritalina é o medicamento mais usado. O Brasil é
o segundo país que mais consume Ritalina no mundo.
A
educação de uma criança constitui-se de seu conhecimento, aprendizado e também
de seu caráter, sendo a responsabilidade em educá-la de todos, pais,
professores e sociedade em geral. Juntamente a esta responsabilidade incumbida
a nós está também a de avaliar quando este processo de alguma forma está
ocorrendo erroneamente.
Segundo
Jean Piaget toda criança passa pela chamada Psicologia do Desenvolvimento que é
o desenvolvimento do conhecimento e de aprendizagem, envolvida ao processo
global denominado por ele de Embriogênese. Ou seja, assim como no processo de
embriogênese biológica aonde o embrião vem a se tornar o feto e passa por
inúmeros e constantes processos de maturação e desenvolvimento que,
principalmente passam por etapas crescentes e consequentes, também acontece no
processo do conhecimento e aprendizagem. A criança passa por etapas
sequenciais, onde cada uma é necessária para o aparecimento da seguinte e
suponha a precedente. Assim:
“A
embriogênese diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao
desenvolvimento do sistema nervoso e ao desenvolvimento das funções mentais. No
caso do desenvolvimento do conhecimento nas crianças, a embriogênese só termina
na vida adulta. É um processo de desenvolvimento total que devemos re-situar no
contexto geral biológico e psicológico. Em outras palavras, o desenvolvimento é
um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento.”
(PIAGET, 1964)
Desta
forma, quando ocorrem dificuldades no desenvolvimento, os responsáveis devem
estar atentos e avaliar se esta dificuldade vem a se tornar um problema mais
serio, transformando-se em algum transtorno ou distúrbio de aprendizagem da
criança. Caso diagnóstico seja positivo para estes é papel fundamental da
sociedade, pais e professores agirem da melhor forma para que a criança possa
se desenvolver mesmo que com limites, devendo ser tratada. Neste tratamento é
inserido o papel do psicólogo e também do pedagogo ou psicopedagogo para que a
criança não sofra além do que o transtorno ou distúrbio já lhe causa assim, a
possibilidade de diminuir as consequências e lhe trazer uma vida normal.
Também
é válido enfatizar que só é considerado transtorno quando a criança e seu
círculo familiar passam por sofrimento, ou seja, a criança começa a reprovar na
escola, pais podem desenvolver quadros de depressão e preocupação excessiva e a
criança tende a ser distanciada de convívios sociais e familiares devido seu
comportamento.
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